23 de janeiro de 2013

Um monstro chamado vergonha

Girl_large

Timidez ou vergonha não é um problema e nunca será. Mas para algumas meninas, ele pode se tornar um, em vários momentos. A timidez nos impede de sermos mais felizes em determinadas situações da vida, apenas por medo da reação das pessoas, ao contar, ou fazer alguma coisa. Claro que ser timida também tem o seu charme, e se você nasceu assim, não pode mudar uma das suas principais características, mas há formas de lidar com ela e saber enfrentar algumas situações, mesmo sendo timida.

Timidez - o que ela realmente é

Timidez é o medo de falar com pessoas estranhas, ou de expor ideias, e gostos com medo de algumas reações. Medo de estar exposta ao público e também de conversar com desconhecidos, ou até mesmo com pessoas que você conheça. Quem nunca ficou nervoso em algumas situações ao falar com outras pessoas, ficou sem saber o que fazer, ou até mesmo a vergonha o impediu?

Eu sou uma pessoa muito (muito!) extrovertida, mas em algumas situações já entrei em completo pânico e fiquei timida. Quem nunca ficou nervoso com algumas situações, sem saber o que fazer, e o que dizer? Muitas pessoas. Mas há outras que convivem com isso todos os dias. A dica é respirar fundo, pensar em coisas boas e saber que você só está se comunicando com alguém, pois é assim que se conhece os amigos.

Como lidar com ela

Não há receita para lidar com a timidez. Só quem tem sabe como pode resolve-la, mas há algumas dicas que podem ajudá-la. Pensar que a timidez é um problema não é uma das opções, você só tem que aprender a conviver com ela. Mas, como? Você não pode ter medo do mundo e nem das pessoas. É convivendo com os outros, conversando e trocando idéias que iremos conhecer novas pessoas que podem se tornar muito importantes. Claro que imaginar a reação de alguém pode ser difícil, e também ter assuntos e palavras pode ser complicado, mas na escola, por exemplo, puxe assunto sobre algo (provas, professores) é um bom começo.


Não deixa-a atrapalhar

Não deixe a timidez impedir você de fazer algumas coisas. Na hora de apresentar trabalhos, por exemplo, você fica nervosa, gagueja e não consegue respirar. E ai? O que fazer? Buscar soluções não é fácil, mas respire fundo e foque-se em apenas uma pessoa, não tente se importar com a reação da turma ou com o que as outras pessoas dizem. Pense em você mesma e no trabalho que está apresentando. Foque-se na sua explicação e no quanto você estudou.

Não tente mudar

Se você é naturalmente timida e tem vergonha de algumas coisas, não tente a todo custo mudar e virar a pessoa mais extrovertida do mundo da noite para o dia. Não é tão fácil, e algumas pessoas simplesmente são mais agitadas, só tente lidar melhor com isso e se aproximar mais das pessoas. Normalmente essa característica é considerada um grande charme por muitas pessoas! Se você não quer mudar, não mude. Aproveite algumas situações para se soltar mais e fazer novos amigos sempre.
Copyright © 99Coisas 2013 - 2015 | Design e Código: Sanyt Design voltar ao topo